Nota sobre Investimentos – Setembro 2023 (prévia)

DATA: 11/10/23 Investimentos

(Atualizado em 11/10/2023)

Setembro foi um mês positivo para os investimentos da Previ Bayer. Todos os perfis de investimentos obtiveram rentabilidades positivas, próximos aos seus benchmarks, com destaque para os perfis mais conservadores.

O mês foi marcado, pela continuidade do movimento de abertura da curva de juros americana, influenciando o comportamento dos juros e dos ativos de riscos globais. A inflação segue gerando incertezas sobre o tempo que o FED precisará manter uma política monetária mais contracionista.

Em razão do desequilíbrio das cadeias de produção, causado pela pandemia, e do grande volume de estímulos dados pelo Banco Central americano, os agentes de mercado avaliam a possibilidade de efeitos permanentes no nível de inflação, o que pode elevar os juros reais de equilíbrio dos Estados Unidos, provocando reflexos nas políticas macroeconômicas do mundo todo.

Na Europa, ao contrário da resiliência observada no desempenho da economia americana, o ritmo de crescimento é bem mais lento. Ainda assim, a inflação permanece distante da meta e o BCE aumentou novamente os juros.

Como era de se esperar, no Brasil, apesar do movimento de corte de juros iniciado pelo BACEN, em linha com as expectativas de mercado, as curvas de juros, nominais e reais, se deslocaram para cima com alguma intensidade, em razão dos efeitos do cenário dos juros internacionais.

Em relação à política monetária, as expectativas permanecem no sentido de que o BACEN dará continuidade ao movimento de corte de juros nas próximas reuniões, com expectativa de inflação sob controle, lembrando que o Banco Central segue observando a questão fiscal.

Em relação à Renda Variável local, o IBOVESPA fechou no positivo o mês de setembro, mesmo diante de toda a instabilidade do cenário macro global, com retorno de 0,71%.

Quanto aos principais índices de mercado, no mês de setembro destacam-se o CDI com 0,97%, o SMLL com -2,84%, MSCI WORLD (USD) com -4,45%, o IMA-B 5+ com -1,92% e o IFIX com 0,20%. O Dólar se valorizou frente ao Real, com alta de 1,74%.

 

PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO:

 

 

 

 

 

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com